Pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte, nos EUA, desenvolveram um protótipo de tecido maleável e confortável que é capaz de resistir a vários tiros. Eles conseguiram isso ao dominar o Boro, o terceiro elemento mais duro do planeta. Eles o entrelaçaram com os carbonos do algodão.
A técnica é conhecida há tempos, mas só agora, com o domínio da nanotecnologia, é possível criar essas malhas supermaleáveis e resistentes. E como isso tem muito interesse militar, depois de provado o seu potencial, o projeto está ganhando muito incentivo dos governos.
Roupa Invisível
Esse aqui e o sonho de muitos políticos também.
A melhor forma de camuflagem!
Um tecido, capaz de refletir imagens 3D desenvolvido pelo professor Susumo Tachi da Universidade de Tóquio, no Japão, torna qualquer objecto ou pessoa invisível através de uma superfície altamente reflexiva. A camuflagem dos soldados em situações de combate é apenas uma das possíveis aplicações desta tecnologia.
Subir Pelas Paredes
A cola mais forte do mundo pode ser feita só com água?À primeira impressão esta pergunta parece ser completamente estúpida.
Como é que água pode servir para colar objectos? Será isso possível?
O conceito é uma realidade que todos nós já experimentamos e é simples, quando temos dois vidros molhados encostados um ao outro é quase impossível separá-los. É este o conceito, simples mas talvez revolucionário.
Como funciona?
O professor Paul Steen, engenheiro biomolecular da Universidade Cornell, descobriu que ao aproveitar a tensão superficial da água (o fenómeno do vidro colado), e ao gerar uma corrente eléctrica, uma avalanche de pequenas gotículas de água é bombardeada através de furos microscópicos fazendo com que cole o material a outra superfície com uma força incrível.
Esta descoberta é muito interessante, porque esta cola é reversível. Como?
Basta mudar o campo elétrico aplicado e o processo é revertido, fazendo que o material se descole.
Esta investigação está a ser financiada pelo exército americano, uma vez que pretendem usar sua invenção para desenvolver luvas e sapatos que permitirão ao usuário subir até pela mais lisa das paredes.


























0 comentários:
Postar um comentário